Cursos de medicina em MT entram na lista do MEC e podem perder acesso ao Fies

Mais de 30% dos cursos de medicina foram reprovados no Enamed e passam a sofrer sanções do ministério


Por Rota Araguaia em 05/02/2026 às 13:26 hs

Cursos de medicina em MT entram na lista do MEC e podem perder acesso ao Fies
Foto: Reprodução

Redação

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (4) que universidades que obtiveram notas 1 e 2 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) não poderão oferecer vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste ano.

A declaração foi feita durante a inauguração do Campus Várzea Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na região metropolitana de Cuiabá. Segundo o ministro, a medida tem como objetivo garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais da saúde.

Camilo Santana destacou que não é contrário à atuação da rede privada de ensino superior, mas defendeu que a prioridade do Ministério da Educação (MEC) é assegurar cursos de qualidade. “Vamos proibir o Fies este ano. Não vamos ofertar o financiamento para estudantes dessas universidades com nota 1 e 2. Elas são importantes para o país, mas queremos qualidade na oferta desses cursos”, afirmou.

O ministro ressaltou ainda que a sociedade não pode aceitar a formação inadequada de profissionais da saúde. “Esses profissionais vão atuar em postos de saúde atendendo a população. Precisamos de bons profissionais. Não é justo que uma universidade privada cobre R$ 12 mil ou R$ 15 mil e não ofereça um curso com qualidade”, disse.

De acordo com Santana, os cursos mal avaliados terão a ampliação de vagas suspensa e um prazo até a próxima edição do Enamed, prevista para outubro, para corrigir falhas e melhorar os indicadores de qualidade.

Em janeiro deste ano, o Enamed divulgou que mais de 30% dos cursos de medicina avaliados no país foram reprovados. Na ocasião, o MEC já havia informado que as instituições com desempenho insatisfatório sofreriam penalidades. As universidades serão notificadas e terão um prazo de 30 dias para apresentar recursos.

Ao todo, 351 cursos de medicina foram avaliados no Brasil, sendo que 107 receberam notas 1 ou 2 e estarão sujeitos às sanções do MEC.

Em Mato Grosso, a Universidade de Cuiabá (Unic) obteve conceito 2, enquanto o Centro Universitário Estácio do Pantanal (Unipantanal) recebeu conceito 1 e passou a integrar a lista de instituições que entrarão em processo de supervisão do ministério.

 

O Enamed é uma avaliação anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de analisar a qualidade da formação médica no país.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !